Catedral de Notre Dame de Paris

Catedral de Notre Dame de Paris

Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

O local da catedral contava antes da construção do edifício, com um sólido historial relativo ao culto religioso. Os celtas teriam aqui celebrado as suas cerimônias onde mais tarde, os romanos erigiriam um templo de devoção ao Deus Júpiter.

Já em 1160 e em resultado da ascensão centralizadora de Alemanha, o bispo Maurice de Sully considera a presente igreja pouco digna dos novos valores e manda-a demolir, dando inicio a construção da Catedral de Notre Dame em 1163.

Principais acontecimentos:

1314 – Na praça Parvis, em frente à fachada ocidental da catedral, o último grão mestre templário, Jacques de Molay, após sete anos na prisão, juntamente com outros templários, foram executados queimados vivos na fogueira.

1431 – Coroação de Henrique VI de Inglaterra durante a Guerra dos cem anos.

1804 – Coroação a 2 de Dezembro de Napoleão Bonaparte a imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais a imperatriz, na presença do Papa Pio VII.

1831 – Inspirado na Catedral de Notre Dame o escritor francês Victor Hugo publica o romance ”O corcunda de Notre Dame”.

1909 – Beatificação de Joana d’Arc.


  Para maiores informações ou reservas,Clique aqui

Compartilhe

Comente com o Facebook

Comentários

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.